starvoixup.com

Descubra novas possibilidades para o que já possui

Artigos Casos reais

Uma casa de família em Pedralva e o que o diagnóstico revelou

Helena Carvalho

6 minutos de leitura

A história da Teresa, que herdou a casa dos pais e não sabia por onde começar. Contamos como o diagnóstico de recursos organizou dúvidas e mostrou o que a casa permitia.

Uma casa de família em Pedralva e o que o diagnóstico revelou

O pedido da Teresa

A Teresa telefonou-nos numa manhã de chuva miúda, já com as folhas a cobrir o pátio da casa. Tinha 68 anos e vivia sozinha num apartamento em Guimarães. Havia dois anos que herdara a casa de família, uma construção de granito com dois pisos e um anexo, e ainda não decidira o que fazer com ela. Visitava-a ao domingo, abria as janelas, regava as hortênsias e voltava para casa com a sensação de que algo ficava por resolver.

Não queria vender e também não sabia se valia a pena arrendar. Disse-nos, com franqueza, que tinha medo de tomar uma decisão apressada e de se arrepender mais tarde. Foi por isso que marcámos uma consulta inicial e, logo a seguir, propusemos o diagnóstico de recursos, que serve precisamente para pôr em ordem aquilo que se possui antes de escolher um caminho.

Convém dizer que a Teresa não vinha com um objetivo fechado. Vinha com perguntas soltas: o que tenho, em que estado está, o que posso fazer sem gastar o que não tenho. É uma situação muito comum, e é nela que este trabalho faz mais sentido.

A visita e o levantamento

O Rui Magalhães, o nosso analista de recursos, visitou a casa numa tarde de céu limpo, com a Teresa a acompanhar cada divisão. Percorreram os dois pisos, o anexo e o logradouro, com um caderno e uma máquina fotográfica. Cada espaço foi descrito de forma simples: dimensões aproximadas, luz natural, estado do pavimento, humidade nas paredes, instalações elétricas e de água visíveis.

A Teresa surpreendeu-se com o que ia ouvindo. O anexo, que sempre vira como arrumos, tinha entrada independente e janelas voltadas a sul. O primeiro andar tinha três quartos em bom estado, dois deles com ligação direta a uma casa de banho recentemente remodelada pelo pai. Já o rés do chão pedia obras mais sérias na cozinha, e o telhado mostrava sinais de desgaste num dos lados.

O levantamento não pretende impressionar ninguém com números. Serve para registar, por escrito, o que existe e em que condições, separando o que está pronto a usar do que exige intervenção antes de qualquer decisão.

  • Espaços listados um a um, com fotografias de apoio
  • Estado de pavimentos, paredes, cobertura e instalações
  • Limitações visíveis, como humidade ou acessos difíceis

O que ficou escrito no relatório

Poucos dias depois, entregámos à Teresa um documento organizado por espaços. Para cada um, indicava-se o estado atual, as limitações encontradas e as utilizações que pareciam possíveis, sem escolher por ela. A linguagem era a de uma conversa à mesa, com as palavras técnicas explicadas quando eram inevitáveis.

Uma das conclusões mais úteis foi separar a casa em três partes com destinos diferentes. O anexo podia, com poucas adaptações, funcionar de forma independente. Os quartos do primeiro andar estavam em condições de ser utilizados quase de imediato. O rés do chão e o telhado pediam trabalho prévio e orçamentos, que o diagnóstico não substitui e que a Teresa teria de pedir a quem executa obras.

Foram também assinaladas questões administrativas a verificar, como a situação da licença de utilização e o enquadramento do imóvel, deixando claro que a confirmação final cabe às entidades competentes e não a nós.

  • Três zonas com potenciais diferentes
  • Obras a orçamentar antes de qualquer decisão
  • Documentos e licenças a confirmar junto das entidades

As dúvidas que a Teresa levantou

Ao ler o relatório, a Teresa fez perguntas que merecem registo. Quis saber se o facto de haver coisas por arranjar a obrigava a gastar dinheiro de imediato. Respondemos que não: o diagnóstico mostra o ponto de partida, e cada pessoa decide o ritmo. Há quem comece pelo que está pronto e deixe o resto para mais tarde, ou para nunca.

Perguntou também se teria de abdicar da casa. Explicámos que o diagnóstico não é uma proposta de venda nem de arrendamento. É um retrato do que existe, e a partir dele surgem várias possibilidades, algumas das quais mantêm a casa disponível para a família em certas épocas do ano.

Por fim, a Teresa quis perceber o que viria a seguir. Falámos da comparação de alternativas, uma fase separada em que as opções são postas lado a lado, com cuidados e custos de cada uma, mas deixámos claro que não era obrigatório avançar.

O que mudou depois do diagnóstico

Passadas algumas semanas, a Teresa voltou à casa com outra disposição. Já não ia apenas abrir janelas: levava o relatório impresso, com notas à margem, e uma lista de coisas a tratar por ordem. Pediu dois orçamentos para o telhado, conversou com um vizinho sobre o estado do muro do logradouro e começou a limpar o anexo, que decidira manter livre enquanto pensava.

Nada disto foi decidido por nós. O diagnóstico não escolhe o futuro de ninguém; ajuda a perceber o que está em jogo. A Teresa disse-nos que o mais valioso foi sentir que tinha finalmente um mapa, em vez de uma preocupação difusa que a acompanhava há dois anos.

Ainda não tem uma decisão final sobre a utilização da casa, e não há pressa. Mas sabe o que tem, o que falta e o que pode perguntar, e isso mudou a forma como fala do assunto com a família.

O que este caso nos ensina

Cada situação é diferente, e a da Teresa não serve de modelo para mais ninguém. Ainda assim, há aspetos que se repetem com frequência nas casas que visitamos nestas semanas de outono, quando o tempo convida a olhar com atenção para o que se tem.

Muitas pessoas adiam por julgarem que precisam de ter uma decisão tomada antes de pedir ajuda. Acontece o contrário: o diagnóstico existe para quem ainda não sabe. Outras receiam que olhar para os problemas da casa os obrigue a resolvê-los todos. Não obriga; apenas os torna visíveis e permite escolher a ordem.

Há ainda quem se surpreenda com espaços que nunca pensou em usar, como um anexo, uma cave seca ou um quarto vazio. Nem sempre há uma utilização possível, e dizemo-lo quando assim é, mas olhar com método evita deixar passar o que está à vista.

  • Não é preciso ter uma decisão para começar
  • Ver os problemas não obriga a resolvê-los de uma vez
  • Espaços esquecidos merecem, pelo menos, uma observação

A história da Teresa não tem um final fechado, e é assim que deve ser. O diagnóstico de recursos deu-lhe informação organizada, escrita em linguagem simples, para decidir ao seu ritmo. Se também possui uma casa ou um espaço que não sabe bem como aproveitar, comece por saber exatamente o que tem. O resto pode esperar pelo tempo que for preciso.

Quem escreve

Helena Carvalho

Diretora de consultoria

Conduz as consultas e coordena os planos personalizados. Trabalha há mais de quinze anos com questões de património e utilização de imóveis.

Outros artigos para ler

Peça um orçamento

starvoixup.com

Consultoria patrimonial privada em Guimarães, desde 2014. Ajudamos proprietários a encontrar novas utilizações para o que já possuem, com clareza e prudência.

A nossa newsletter

Inscrever-se

Entre em contacto

Rua da Rainha Dona Maria II, 48, 2.º andar
4810-431 Guimarães
+351 253 412 876
[email protected]
© 2026 starvoixup.com. Todos os direitos reservados