Um guião de perguntas que serve de espinha dorsal
A consulta inicial parece, à primeira vista, uma simples conversa. Na prática, apoia-se num guião curto que usamos há vários anos e que vamos ajustando. Não é um formulário que se lê em voz alta nem uma sequência rígida: é uma lista de temas que garante que nada de importante fica por perguntar, mesmo quando a conversa toma um rumo inesperado e se detém numa recordação ligada à casa.
O guião começa pelo que o proprietário possui e pelo uso atual de cada espaço, passa pelo que gostaria de alcançar e termina nas preocupações que o fazem hesitar. Muitas vezes, é nesta última parte que surge a informação mais reveladora, porque uma dúvida sobre vizinhos, sobre cuidados com a casa ou sobre a própria família diz muito sobre o tipo de solução que fará sentido.
Preferimos perguntas abertas, do género «como utiliza hoje esta divisão?», a perguntas que sugerem a resposta. Dá-nos uma imagem mais fiel da situação e evita que se parta de ideias feitas sobre o que seria vantajoso.
- Que imóveis e espaços possui, e onde ficam
- Como são usados atualmente, e por quem
- O que gostaria de mudar ou aproveitar melhor
- Que dúvidas ou receios tem neste momento
Os documentos que pedimos, e porquê
Pedimos que traga, se os tiver à mão, alguns papéis básicos: a caderneta predial ou a certidão do imóvel, uma indicação de eventuais contratos em vigor e, quando existam, recibos recentes de despesas fixas como o condomínio. Não é obrigatório trazer tudo. A consulta inicial faz-se também com o que a pessoa se lembra e consegue descrever, e o que faltar anota-se para mais tarde.
A razão é prática. Com os documentos à frente, evitamos conclusões baseadas em memória incerta, como a área de uma divisão ou a data de um contrato. Também nos permitem perceber desde logo se há questões administrativas por resolver que condicionam as alternativas, algo que é frequente em casas herdadas ou com várias pessoas associadas à propriedade.
Quando um documento não está disponível, não o tratamos como um obstáculo. Indicamos onde pode ser pedido e deixamos essa tarefa assinalada, para que não se perca no meio da conversa.
Conversa presencial ou telefone: o que muda no método
Oferecemos a consulta inicial presencialmente, no nosso escritório em Guimarães, ou por telefone. O método de base é o mesmo, mas o ritmo é diferente. Presencialmente, é mais fácil folhear documentos em conjunto, desenhar uma planta rápida de uma casa ou apontar num mapa onde ficam os espaços. Por telefone, damos mais tempo às descrições e voltamos com mais frequência a confirmar o que ficou percebido.
Há pessoas que preferem o telefone por motivos de mobilidade ou de conforto, e isso não diminui a qualidade da conversa. Nesse caso, pedimos apenas que tenha por perto um papel e uma caneta, e, se possível, os documentos principais, para podermos consultar os mesmos dados em simultâneo.
Em qualquer das modalidades, evitamos pressas. Uma consulta que termina sem que o proprietário tenha dito tudo o que queria dizer é uma consulta mal conduzida, por mais organizada que tenha parecido.
O registo escrito que fica depois da conversa
Logo a seguir à consulta, redigimos um breve registo escrito do que foi falado: os recursos identificados, o uso atual, os objetivos expressos e as dúvidas levantadas. Este documento não é um plano nem uma recomendação, mas um espelho fiel da conversa, que o proprietário pode ler com calma e corrigir se algo não estiver certo.
Este hábito nasceu de uma observação simples: quando duas pessoas conversam durante uma hora, cada uma retém coisas diferentes. Pôr por escrito o essencial reduz mal-entendidos e permite que, mais tarde, qualquer passo seguinte, como um diagnóstico, parta de uma base que ambas as partes reconhecem como correta.
O registo também serve de memória para o próprio cliente. Quem o relê uma semana depois costuma acrescentar pormenores que lhe tinham escapado, e esses acrescentos entram na fase seguinte.
Cuidados que tomamos com o que nos é confiado
Falar do património de uma família exige discrição. Tudo o que é partilhado numa consulta inicial é tratado com reserva, e os documentos que nos mostra são consultados apenas para esse fim. Quando é preciso guardar cópias, explicamos para que servem e por quanto tempo ficam, e o proprietário pode pedir informação sobre os seus dados a qualquer momento.
Respeitamos também os limites da nossa atuação. A consulta serve para compreender e orientar, não para tomar decisões em nome de quem nos procura. Se a conversa revelar uma questão que exige um advogado, um notário ou outro profissional, dizemo-lo com clareza e sem rodeios.
Por fim, não prometemos resultados. Dizemos o que vemos, o que parece plausível e o que depende de fatores que ainda desconhecemos, deixando a decisão onde deve estar: com o proprietário.
O que sai de uma boa primeira conversa
No final de uma consulta inicial bem feita, o proprietário sai com três coisas: a sensação de ter sido ouvido, uma ideia mais nítida do que possui e uma noção clara do que pode fazer a seguir, incluindo a possibilidade de não fazer nada por agora. Esta última opção é legítima e acontece mais vezes do que se imagina.
Para nós, o resultado é um ponto de partida honesto. Sabemos que informação falta, que questões administrativas merecem atenção e se faz sentido avançar para um diagnóstico dos recursos ou para outro passo. Nada disto se decide durante a consulta; decide-se depois, com tempo.
É por isso que dedicamos tanto cuidado a ferramentas aparentemente modestas, como um guião, uma lista de papéis e um registo escrito. São elas que permitem que uma hora de conversa tenha consequências úteis nas semanas seguintes.
Uma consulta inicial não precisa de ser complicada, mas beneficia de método. O guião de perguntas, os documentos de apoio e o registo escrito são ferramentas pequenas que fazem uma diferença real. Se está a ponderar o que fazer com um imóvel ou com espaços que já não usa, pode contactar-nos para marcar uma conversa, presencial ou por telefone, e levar consigo apenas o que tiver à mão.